INTERAÇÃO SOLO-ESTRUTURA: A BUSCA POR MODELOS MAIS REALISTAS

Quando pensamos em projetos para obras, muitas vezes nos lembramos apenas do projeto arquitetônico, das aprovações e da burocracia que isso demanda, não é mesmo?


No entanto, tão importante quanto o projeto arquitetônico, são os projetos complementares, como: estrutural, hidrossanitário, elétrico e de fundações, para garantir a segurança e funcionalidade da edificação.


Neste artigo, vamos conversar sobre um novo (mas não tão novo) aspecto previsto nas normas técnicas dos projetos estruturais e de fundação: a Interação fundação-estrutura.


O que é Interação fundação-Estrutura?


Também conhecida com interação solo-estrutura (ISE), o termo é utilizado para designar a análise das estruturas considerando a fundação, entendendo-se como fundação elementos como: sapatas, radier, estacas, tubulões, e outros, e o maciço de solo nos quais estes elementos estão inseridos.

A partir da revisão da principal norma técnica nacional de fundações, a ABNT NBR 6122 em 2019, tornou-se obrigatório no Brasil o dimensionamento e verificação de determinados tipos de estruturas considerando a interação fundação-estrutura.

Mas para que serve a interação fundação-estrutura?

Até então a prática corrente da engenharia no Brasil ignorava a ISE de tal forma que, a estrutura acima do solo era, e ainda é em muitos casos, calculada como se os pilares estivessem engastados na fundação (presos de forma rígida na base).

As reações nos apoios dos pilares assim obtidas eram/são repassadas a outro engenheiro, especializado em solo (engenheiro geotécnico), que por sua vez, calcula o tamanho das sapatas e a profundidade para assentamento daquelas, ou o diâmetro e o comprimento das estacas.

Há ainda o cálculo dos recalques (afundamento das fundações), que considera, na maioria das vezes, o elemento de fundação de maneira isolada, isto é, como se este pudesse deslocar-se livremente e de maneira independentemente dos demais, em outras palavras, como se a estrutura acima do solo “não existisse”.

Este acúmulo de simplificações leva a um superdimensionamento dos elementos estruturais isolados (blocos de coroamento das estacas, seções transversais dos primeiros lances dos pilares, as próprias estacas, entre outros). Ao passo que subestima os deslocamentos da estrutura decorrentes da deformação e rotação dos apoios desta, comprometendo a análise e verificação da estabilidade global.

A LAF Engenharia desenvolve projetos completos, inclusive com o dimensionamento dos elementos de fundação. Casas, prédios, reservatórios e galpões são calculados considerando a interação solo-estrutura (ISE), independentemente do tipo de fundação ou altura da estrutura, pois, trata-se de uma representação mais precisa da realidade.

O ISE para o dimensionamento de edificações vem sendo mais aplicado no país após a publicação da revisão da norma de fundações em 2019. No entanto, os engenheiros da LAF já utilizam esta metodologia de modelagem e dimensionamento deste 2015, apresentando amplo conhecimento teórico e prático do uso deste procedimento.

Para mais informações sobre a Interação Solo-Estrutura e o dimensionamento de edificações com esta metodologia, entre em contato conosco.

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO,
ACOMPANHAMENTO
E INTEGRIDADE EM TODOS OS PROCESSOS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO E SOLICITE UM ORÇAMENTO

INSTAGRAM

@laf

E-MAIL

leofeitosa@gmail.com

TELEFONE

(27) 9 8134-3422